27 de junho de 2009

Cura Interior

A cura interior ou restauração da personalidade ou restauração da alma ou santificação serão tratados aqui como sinônimos e significam o caminho para conquistar a mente, vontade e emoções.

- Conquistar a mente: A mente é a sede da alma, portanto ela deverá estar renovada para se enquadrar nos padrões expressos na Palavra de Deus;

- Conquistar a vontade: O Criador deu ao homem uma vontade livre e nunca coage, força ou controla, mas o inimigo escraviza, coage e força, portanto a reconquista da nossa vontade para expressar as nossas decisões em conformidade com a vontade de Deus é imprescindível. Esta etapa depende da conquista da mente, pois uma vontade livre exige uma mente livre;

- Conquistar as emoções: Temos acumulado feridas na alma desde a mais tenra idade, e essas feridas são geradoras de sofrimento que podem permanecer a nível emocional (angustia, depressão, complexo, amargura, rejeição.......) e/ou se transformar em doenças físicas (gastrite, pressão alta, diabete, dores de cabeça,........).

O processo de restauração do homem começa com a salvação que é a santificação do espírito Rm.10:9 e termina quando este alcança a estatura do varão perfeito Jesus Ef.4:13, ou seja, quando conquistar a santificação da alma Tg. 1:21, e do corpo ICo.9:27.

Rm.10:9 - porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;

Ef.4:13 - até que todos chequemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;

Tg. 1:21 - Pelo que, despojando-nos de toda sorte de imundícias e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas;

ICo.9:27 - Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros eu mesmo não venha a ficar reprovado;

A palavra conquista implica em esforço e trabalho, requer o exercício da fé com atitudes positivas. Vide a passagem de Nm.33:51,52 onde Deus ordena ao seu povo que lance fora todos os habitantes, fortes e gigantes, da terra prometida, apesar d´Ele ser onipotente e ter o poder de entregar o lugar livre de qualquer problema. Ora, por que Deus entregou o domínio da terra de Canaã (direito legal sobre a terra) aos Israelitas, e deixou que eles (Israelitas) tomassem a posse? Fica claro aqui que Deus tem uma forma especial de se relacionar com o Seu povo. Ele atende todas as orações de petição alinhadas com a Sua Palavra, porém a posse (usufruir) fica por conta do homem, porque nos foi dado o livre arbítrio em tudo. Deus nunca vai forçar o homem a tomar posse de nada. Somente o inimigo de Deus invade, obriga e escraviza. Essa forma especial de relacionamento entre Deus e homem não é adequadamente compreendida pelo corpo de Cristo e muitos desperdiçam a benção como aqueles Israelitas que viram a glória de Deus , os sinais no Egito e no deserto, mas não entraram em Canaã porque Deus disse:

Nm.14: 22,23..... "nenhum daqueles que me desprezaram a verá". O fato d´Ele ter prometido a terra de Canaã ao povo de Israel(concedido o direito legal sobre a terra) não é suficiente para obter a posse, essa parte, pertence ao homem que deve exercitar a fé e o livre arbítrio seguindo as instruções prescritas por Ele.

Nm.33:51,52 - Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes passado o Jordão para a terra de Canaã, lançareis fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pedras em que há figuras; também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos;

Nm.14:22,23 - nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, nenhum deles verá a terra que com juramento prometi a seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá;

O trabalho de conquista da nossa mente, vontade e emoções deve ser feito em parceria com o Espírito Santo de Deus que nos guiará em todo o momento indicando as áreas problemáticas e ajudará na obra de restauração. Para o cristão, após iniciado o processo de renovação da mente, o exercício da fé na dependência total do Espírito Santo é o segredo para alcançar a vitória em todas as coisas. Essa etapa do processo é imprescindível para aqueles que querem estar preparados para a vinda do Senhor Jesus I Te.5:23.

I Te.5:23 - E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Graça e Paz!Rakhel

Nenhum comentário:

NO CAMPO DA MENTE É QUE NÓS NOS DECLARAMOS DERROTADOS OU VITORIOSOS.

Bíblia Online